Correio Popular Notícia


ELEIÇÕES 2014
Candidatos ao governo se enfrentam em último debate

Data da notícia: 2014-10-24 16:58:22
Foto:

(Da Redação/Portal G1) A TV Rondônia realizou o último debate entre os candidatos ao governo de Rondônia na última quinta-feira (23). Confúcio Moura (PMDB) e Expedito Júnior (PSDB) apresentaram suas propostas para o estado. O jornalista da Rede Globo Wilson Kirsche foi o mediador. Dividido em três blocos, o primeiro com tema livre, segundo com temas determinados e o terceiro e último bloco com as considerações finais, o debate durou uma hora e contou com perguntas com temas livre e determinado.
A primeira pergunta do debate foi feita por Expedito Júnior, que questionou sobre denúncias de corrupção envolvendo familiares do candidato do PMDB. Confúcio respondeu que são notícias "requentadas" e que esse tipo de episódio, a Justiça investiga há muito tempo e que ele colabora com as investigações. Candidato alegou ainda que seu governo é considerado o mais transparente da Amazônia.
Na réplica, Expedito disse que o Ministério Público apresentou diversas denúncias contra membros da família de Confúcio. Na tréplica, o peemedebista diz que não responderia perguntas provocativas, agressivas e que falaria apenas de propostas para o governo.
Confúcio perguntou para Expedito sobre política de sequestro de carbono, principalmente em reservas indígenas e o candidato tucano utilizou o tempo de resposta para voltar ao tema de pergunta feita por ele a Confúcio sobre denúncias de corrupção. Sobre a política de sequestro de carbono, Expedito diz que buscará exemplos em outros estados do Brasil e fora do país.
Na réplica, Moura fala sobre parcerias feitas com empresas privadas para compras de sequestro de carbono de reservas indígenas como forma de compensação. Expedito afirmou que o governo precisa criar políticas para recuperar áreas degradadas por meio de parcerias com prefeituras e da distribuição de calcário para as propriedades.
Com o tema saneamento básico, Expedito perguntou para Confúcio e afirmou que a área é deficiente no estado. O candidato do PMDB respondeu que já falou sobre o problema inúmeras vezes e que o atual governo avançou em outros setores, como saúde. Segundo candidato a reeleição, as áreas em que há reclamações sobre lentidão estão em processo de melhoria. Expedito rebateu que há lentidão em muitas áreas no atual governo e a saúde não é descentralizada e diz que, se eleito, dará celeridade à gestão.
Confúcio Moura escolheu o tema da segurança pública e perguntou para Expedito sobre o que o candidato entende sobre Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). O candidato respondeu que Confúcio, ao contrário do que declarou, utiliza ataques em sua campanha e que teve que se defender ao longo da campanha. Na réplica, o candidato do PMDB fala sobre o funcionamento da Apac. Na tréplica Júnior disse: "Tenho projeto da industrialização dos presídios". Candidato declara que buscará exemplo de Minas Gerais para sistema carcerário.

SEGUNDO BLOCO - No segundo bloco, ao ser sorteado o tema habitação, Confúcio questionou se "caso Dilma seja eleita", o que Expedito fará com os programas habitacionais. O candidato tucano garantiu que ampliará atuais programas habitacionais do governo federal, como "Minha Casa, Minha Vida". O peemebista falou sobre empreendimentos construídos durante sua gestão para famílias do estado.
O tema educação foi abordado pelo candidato tucano que perguntou à Confúcio sobre metas do Plano Nacional de Educação em Rondônia e o candidato respondeu sobre o andamento do cumprimento do plano. Na réplica, Expedito rebateu e afirmou que escolas integrais não estão sendo implantadas no estado e que o piso nacional dos professores não foi atingido. O candidato do PMDB afirma que Expedito "assina tudo com muita facilidade" e que, em vez de assumir compromissos, realiza ações.
No setor de cultura, Expedito perguntou sobre eventos culturais no estado que supostamente não estariam acontecendo por falta de apoio do governo. Confúcio apresentou motivos para a não realização de eventos culturais no estado e relacionou apoios cedidos a realizações nos últimos quatro anos. O tucano rebateu e acusou Confúcio de não revelar dados verídicos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS - Expedito foi o primeiro a dar as considerações finais e agradecer o apoio e em seguida, Confúcio Moura agradeceu a participação.

Fonte:






Noticia vista 197 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.